Programa 'Mais Médicos pode ter consequências desastrosas', diz sindicato no Piauí

Diversas entidades médicas do Piauí realizam neste sábado (3) uma manifestação com a prestação de serviços gratuitos para a população, na praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina. Os profissionais disponibilizam aferição de pressão arterial, atendimento médico nas áreas de ginecologia, pediatria, cardiologia, saúde mental, dentre outras.
Segundo Samuel Rêgo, Diretor de Saúde do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), o ato é um protesto contra a medida provisória que institui o Programa Mais Médicos. “Esse programa visa trazer médicos do exterior sem a revalidação d o diploma. A interiorização dos médicos do Brasil deve ser feita de forma organizada com instituição da carreira médica do SUS (Sistema Único de Saúde). Não faltam médicos, falta uma politica de saúde séria, principalmente no interior”, afirma.

A manifestação também está distribuindo a “Carta Verdade”, texto no qual a categoria reivindica, dentre outras coisas, concurso público, definição da carreira federal, salários justos e condições de trabalho.
“Estamos distribuindo a Carta explicando para a população a realidade das coisas, pois o governo não está mostrando todos os detalhes sobre esse programa. O Mais Médicos pode trazer consequências desastrosas para saúde da população. É uma medida eleitoreira e oportunismo. Nosso protesto é para conscientizar a população”, diz.

As manifestações acontecem em todo o Brasil, seguindo o calendário que foi definido pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), e no Piauí, com apoio do Sindicato dos Médicos (SIMEPI), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Associação Piauiense de Medicina (ASPIMED).
Leia mais: G1 - 'Mais Médicos pode ter consequências desastrosas', diz sindicato no Piauí - notícias em Piauí

Comentários