Suspeito de chefiar esquema da Zelotes seria sócio de ex-ministra, diz revista

Investigação da PF teria obtido, segundo revista Veja, procuração que mostra ligação entre Erenice Guerra e ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva.

A ex-ministra da Casa Civil no governo Lula, Erenice Guerra, teria atuado em parceria com José Ricardo da Silva, um integrante do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) suspeito de liderar operação de recolhimento de propina, publicou nesta sexta-feira a revista Veja.

Segundo a reportagem, a Polícia Federal teria encontrado, durante as investigações, documentos que revelam sociedade de ambos na defesa de interesses da multinacional chinesa de telecomunicações Huawei.

Um dos documentos é um contrato firmado entre Erenice e o braço brasileiro da Huawei, no qual a ex-ministra se comprometeria a prestar "serviços profissionais relativos à defesa fiscal da contratante no âmbito da Administração Tributária Federal". Ricardo da Silva também aparece no documento. De acordo com a Veja, a Huawei discute junto ao Carf um débito tributário de R$ 705,5 milhões — Erenice, segundo o contrato, receberia 1,5% do valor em caso de êxito no processo, o que corresponderia a R$ 10,5 milhões.

E-mails obtidos na investigação também mostrariam que, enquanto Erenice estava à frente da Casa Civil, José Ricardo pediu ajuda a um irmão da ministra para que ele, ou algum de seus sócios, fosse indicado à presidência do Primeiro Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Erenice teria respondido ao irmão: "Estou enviando curriculum dos meninos".

No mesmo texto, a Veja informa que Erenice ainda não está entre os investigados da Operação Zelotes — sua inclusão, segundo a revista, se daria nos próximos dias.
Suspeito de chefiar esquema da Zelotes seria sócio de ex-ministra, diz revista - Política - Diário Catarinense


Comentários